Comunicado Comissões Pescadores e População da Costa Portuguesa


As Comissões Pescadores e População da Costa Portuguesa realizaram hoje uma manifestação / concentração em Rogil, no concelho de Aljezur.

Neste manifesto participaram cerca de 200 pessoas oriundas dos concelhos do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano ( Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo), bem como dos municipios de Santiago do Cacem, Aljustrel, Ourique, Monchique, Lagos, Silves e Portimão.

As revindicações tinham haver com as Areas Parciais tipo1 que interditam o acesso aos pescadores ludicos no Rogil (Aljezur), Cavaleiro ( Odemira), Porto Covo ( Sines), ao defeso da especie " Sargo" para o pescador ludico de cana no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano e ao aumento das quantidades de marisco.

A poucas horas da realização desta concentração, o governo envio para as Comissões uma propósta de revogação da portaria que regulamenta o periodo de defeso da especie o Sargo bem como o agendamento de uma reunião com a secretária de estado do ambiente para o proximo dia 29 de Março com a finalidade de ser discutido as areas de restrição á pesca ludica no PNCVSA.

Neste esclarecimento as populações houve intervenção do presidente da Camara Municipal de Aljezur, José Amarelinho,dos deputados da assembleia da republica eleitos pelo Algarve, Cristovão Norte (psd) e João Vascocelos (be).

Ficou o compromisso de todos, caso estas matérias não estejam resolvidas até meados de Maio, vão realizar-se mais acções de protesto em todo o Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.


As Comissões
04-03-2017

Sem comentários: