#5 Vinil


Uma jornada na companhia do Ricardo Rosalino, iniciamos por volta das sete horas da tarde, desta vez o mar encontrava-se relativamente com alguma cadência e as previsões para os próximos dias não eram animadoras, onde a força de fundo já se notava significativamente pela suspensão de algas.

No inicio começamos pela observação do mar do alto da falésia, resolvemos começar por uma zona de sedimentação que se notava perfeitamente em movimentação, um misto de areias velhas com entradas de novas areias.

#4 Dupla e sargo


Quarta jornada de Spinnig, com peixe, marcada com o regresso ao local das duas anteriores capturas, desta vez optei por explorar uma zona mais a sul do local onde tinha efectuado as capturas no dia anterior.

Do alto da falésia tinha observado enquanto iniciava a descida, a aproximação de uma zona de areia apesar da mesma ainda estar longe da costa, onde formava um bom triângulo de oxigenação motivada pela pouca profundidade e rebentamento das ondas.

Como o dia estava a terminar optei por esse local, iniciando sem sucesso na zona da coroa de areia, efectuo meia dúzia de lançamentos para o tal triângulo de espuma e nada, após a paragem do mar, mais um "set", mais uma insistência e sinto o ataque, um exemplar bom que acabou por ser a única captura efectuada nesse local. 

Lançamento do livro: A Autoridade Marítima Nacional





Desde a Revisão Constitucional de 1982 que ficou claro que a autoridade marítima teria de deixar o âmbito da Marinha em que funcionou durante séculos, em regimes que não eram de democracia e não seriam estados de direito. Só em 2002 foi criada a Autoridade Marítima Nacional, uma estrutura civil operada por recursos do Estado administrados pela Marinha, e cujos dirigentes eram quase só oficiais da Armada, meia dúzia partilhando cargos nas estruturas militar e civil. 

A viabilidade do modelo exigia que quem o operava soubesse distinguir bem o seu papel enquanto militar do papel enquanto, por exemplo, órgão de policia criminal. Mas isso não aconteceu e apesar da clarificação de 2012 e da reforma da defesa nacional de 2014 terem sublinhado as fronteiras referidas, a Marinha continua a diluí-las, temendo que isso acentue a retracção que tem sofrido devido aos cortes orçamentais. 

A solução do problema passa hoje , necessariamente, pela mudança de tutela da autoridade marítima para o Ministério do Mar.

O lançamento do livro será no dia 19 de Maio, pelas 19 horas, no Desassossego, Livraria - Bar - Galeria - Clube Literário, na Rua de São Bento, 34 em Lisboa.

Publicação Chiado Editora

Prefácio de Juiz-Conselheiro 
António Bernardo Colaço

Fonte: Jorge Silva Paulo