#3 Dupla


A escolha do local para a jornada, foi devido à queda da ondulação que se tem feito sentir, a existência de sedimentação no local, já fixada à algum tempo, dava-nos perspectivas de efectuar pelo menos uma boa captura. Chegando ao local são efectuados alguns lançamentos ainda numa zona distinta pois a maré estava muito acima da cota  onde normalmente se efectuam as capturas.

Varias zonas batidas com os artificiais, e nada, nem um toque, resolvi mudar de local e mesmo contra uma brisa ligeira, troco de artificial, usei o Reef Pencil da Hart, pois permite efectuar bons lançamentos nestas condições. Alguns lançamentos e animações e ferro um exemplar, que inicialmente me pareceu acima do que na realidade era, um exemplar relativamente magro mas que deu para sentir o que é um robalo.

Zona do Cabo Sardão em Odemira recebe obras de 1,1 milhões de euros

Cabo Sardão é "um local emblemático da costa alentejana" e com "potencial para a visitação"

Empreitada arranca na quarta-feira, dia quem se celebra o centenário do Farol do Cabo Sardão.

A zona envolvente do Cabo Sardão, no concelho de Odemira, vai ser alvo de obras no valor de 1,1 milhões de euros para melhorar as condições naturais da área, consolidar dunas e arribas e criar estruturas de apoio a visitantes.

A empreitada, a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, vai ser consignada e começará na quarta-feira, dia em que o Farol do Cabo Sardão celebra 100 anos. Os trabalhos deverão prolongar-se durante seis meses, disse nesta terça-feira à Lusa o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.

Corais e esponjas: Time lapse by Daniel Stoupin




Conseguimos observar animais marinhos na sua vida secreta sob alta ampliação. Corais e esponjas a construir recifes de coral, estes animais são, na verdade, criaturas móveis, no entanto o seu movimento só é detectável em diferentes escalas de tempo em comparação com o que estamos habituados, isto é, necessitamos de recorrer ao chamado "time lapse", para o observarmos, porque os corais neste vídeo são exibidas em velocidades superiores. O vídeo de Daniel Stoupin é uma combinação incrível de macro em ambiente aquáticos e "time lapse".