Áreas Marinhas Protegidas da Costa Alentejana - Projecto PROTECT - Apresentação de resultados


Na área marinha do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), que se estende até 2 km da linha de costa, foram criadas em 2011 áreas de protecção (áreas marinhas protegidas - AMP) onde a pesca é total ou parcialmente interdita, e onde outras actividades humanas são condicionadas.

Na restante área marinha do PNSACV, designada por área de protecção complementar, bem como em áreas marinhas adjacentes, a pesca é regularmente exercida com fins comerciais, de lazer ou de subsistência alimentar, e pode ser intensa em determinados períodos e locais. Nalgumas AMP deste parque, como as da Ilha do Pessegueiro e do Cabo Sardão, situadas na costa alentejana, a pesca lúdica é interdita desde 2009.

Considerando esta protecção marinha, podemos fazer perguntas como as seguintes:

• que efeitos tem esta protecção no ambiente marinho e na pesca?

• esta protecção aumenta a quantidade e o tamanho dos peixes e dos mariscos nas AMP?

• e no exterior das AMP, estes efeitos também se fazem sentir?


O projecto PROTECT, desenvolvido entre 2010 e 2014, pretende responder a estas perguntas através de estudos científicos que avaliem os efeitos da protecção marinha na costa alentejana do PNSACV (mais informações em www.protect.uevora.pt).

O programa PROMAR co-financiou o projecto PROTECT, que é promovido pela Universidade de Évora através do Laboratório e Ciências do Mar, com a parceria das seguintes entidades: 

A Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, através do Centro de Oceanografia, e a Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Esta brochura pretende apresentar os principais resultados deste projecto, nomeadamente dos obtidos nos seguintes estudos.

• Caracterizarão de capturas e actividades pesqueiras

• Avaliação do esforço de pesca e das capturas e rejeições através de observações directas de actividades de pesca comercial e lúdica, e de inquéritos directos a pescadores

• Avaliação da abundância e distribuição de recursos pesqueiros

• Estudo da abundância, distribuição e estrutura dimensional de peixes e mariscos com maior interesse para a pesca comercial e lúdica através de censos visuais directos em fundos rochosos entre marés e permanentemente imersos, e de acções de pesca experimental em fundos rochosos e arenosos. Este estudo incidiu nas AMP da Ilha do Pessegueiro e do Cabo Sardão, considerando áreas de controlo (não protegidas) adjacentes a norte e a sul.

• Marcação de peixes (sargos, safias, safios e moreias) na AMP da Ilha do Pessegueiro para avaliar a sua fidelidade espacial, os seus movimentos e a ligação entre áreas.




Sem comentários: