Cientistas descobriram fractura tectónica em formação ao largo da costa portuguesa


Após os grandes terramotos de 1755 e 1969 em Portugal, já se suspeitava que algo estivesse a acontecer no fundo do Atlântico, próximo da Península Ibérica. Agora, cientistas portugueses, australianos e franceses afirmam ter descoberto os primeiros indícios desse fenómeno.

A descoberta de uma zona de subducção nas suas primeiríssimas fases de formação, ao largo da costa de Portugal, acaba de ser anunciada por um grupo internacional de cientistas liderados por João Duarte, geólogo português a trabalhar na Universidade de Monash, na Austrália.

A confirmar-se que o fenómeno, em que uma placa tectónica da Terra mergulha debaixo de outra, está mesmo a começar a acontecer, como concluem estes cientistas num artigo publicadoonline pela revista Geology, isso significa que, daqui a uns 200 milhões de anos, o Oceano Atlântico poderá vir a desaparecer e as massas continentais de Europa e América a juntar-se num novo supercontinente.

Universidade dos Açores e CIIMAR lançam campanha pela conservação dos Cetáceos dos Açores


Uma  equipa de investigadores da Universidade dos Açores e do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, apoiados pelo internacionalmente premiado fotógrafo subaquático Nuno Sá, lançaram uma campanha de financiamento colectivo (crowdfunding) para avaliação do impacto das actividades de observação de cetáceos nas suas populações e optimização desta actividade na região.

Sendo uma actividade de crescente importância económica nos Açores, e podendo constituir um incentivo importante para a conservação dos cetáceos, desconhece-se em boa medida o efeito da observação de cetáceos enquanto actividade turística na distribuição e dinâmica das suas populações. Assim, é vital avaliar este efeito para retirar ilações de gestão e de conservação e para evitar que uma actividade que deve ter um balanço económica e ambientalmente favorável possa vir a afectar negativamente as populações de que depende.
Sugerimos a visita à página da campanha   e a visualização do seu muito interessante vídeo de animação que apresenta o projecto. De notar que as contrapartidas que os promotores da campanha proporcionam a quem apoiar o projecto são particularmente interessantes, incluindo uma variedade de recompensas fotográficas resultantes das espectaculares imagens captadas pelo fotógrafo Nuno Sá ao largo das ilhas Açorianas.
Agradece-se a máxima divulgação e apoio da campanha.
Esta campanha enquadra-se na iniciativa internacional de crowdfunding ambiental Naturfunding  http://www.indiegogo.com/partners/ntfd , que resulta de uma parceria estabelecida entre o portal ambiental português Naturlink.pt e a plataforma internacional de crowdfunding Indiegogo.com.

Comunicado oficial das Comissões Pescadores População da Costa Portuguesa



Passados dois anos e meio de reuniões com o actual governo, (depois de várias manifestações ao longo da costa portuguesa nos últimos anos), hoje foi aprovado em conselho de ministros o quadro legal do exercício da pesca marítima com fins lúdicos. 

No entanto aguardamos atenciosamente a sua publicação em diário da republica (entre duas a três semanas) para ver se confirma o documento que o grupo de trabalho realizou em consenso não foi alterado.


Vejam aqui o link em que foi aprovada a proposta de decreto-lei da pesca lúdica (ponto 9).

As Comissões
David Rosa




Semana Gastronómica do Molusco



O Município de Odemira vai promover a Semana Gastronómica do Molusco, entre os dias 4 e 10 de junho, que irá decorrer em diversos restaurantes do concelho, nas localidades de Boavista dos Pinheiros, Brejão, Longueira, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. 

Diversos pratos confecionados com moluscos poderão também ser provados nos restaurantes participantes na Feira de Turismo Ativo e Desportivo, que decorrerá entre os dias 8 e 10 de junho, em Vila Nova de Milfontes.